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A CALCE LEVE é uma empresa familiar localizada na cidade de Curitiba/PR, especializada na venda de calçados, bolsas e acessórios femininos, masculinos e infantis. Atualmente a CALCE LEVE tem cinco lojas, três em Curitiba nas ruas do centro da cidade, uma em um shopping de grande movimento e uma loja em Londrina. A diretora geral da CALCE LEVE, Marilza Volpato, que também é a proprietária da empresa e sua fundadora. A empresa foi criada em 1989 como uma pequena loja de calçados infantis, e ao longo do tempo a empresa foi ampliando a oferta de produtos e abrindo filiais. Atualmente a rede de lojas é uma das mais conhecida no Paraná. Os dirigentes da empresa são os quatro filhos de Marilza, que ao lado da mãe administram a CALCE LEVE. Cada filho tem uma função bem definida na empresa, sendo José o administrador do setor financeiro, João o gerente de Marketing, Ivan diretor de produção e logística e Ivaniska a responsável pelo departamento de Recursos Humanos. Observe o organograma (resumido) da empresa CALCE LEVE: Marilza, em reunião com seus filhos, decide abrir três novas filiais para comemorar os 30 anos de aniversário da empresa. Serão duas novas lojas em Florianópolis e uma em Londrina. Essas filiais serão lojas de calçados voltadas exclusivamente para o público feminino. Ivan, o diretor de produção e logística, propõe aos diretores que para a abertura dessas filiais seja feito um gerenciamento de projetos, com base na
DIRETORIA
GERAL
MARILZA
FINANÇAS
JOSÉ
MARKETING
JOÃO
PRODUÇÃO E
LOGÍSTICA
IVAN
RECURSOS
HUMANOS
IVANISKA metodologia do Guia PMBOk. Os quatro filhos de Marilza conhecem a metodologia, fizeram cursos sobre Gestão de Projetos, e Ivan é certificado como Gerente de Projetos pelo PMI. Marilza observa como foi importante investir na qualificação dos filhos e acredita que este novo desafio vai ser um sucesso! Ivan será o gerente do projeto e o responsável pelo Escopo. José vai gerenciar, junto com sua equipe, os custos, as aquisições e os riscos. João vai ficar responsável pelo cronograma, qualidade e comunicações. E, Ivaniska vai cuidar dos recursos humanos, das partes interessadas e da integração. Ivan começa a reunião de abertura do projeto apresentando as 10 áreas de conhecimento que faram parte do projeto (figura 1).
Figura 1 – As 10 áreas de conhecimento de Gestão de Projetos Logo após as tratativas iniciais do projeto, Ivan, como gerente do projeto, determina o início do planejamento e lista as primeiras atividades a serem realizadas: (1) Gerenciamento do Escopo, com elaboração da Declaração do Escopo; (2) Análise da viabilidade financeira; (3) Levantamentos dos custos e orçamento; (4) Análise de Demanda; (5) Gerenciamento do Tempo, com a elaboração do Diagrama de Rede; (6) Elaboração de termo de garantia para os produtos fabricados, incluindo exclusão de garantia, prazo de garantias para os produtos, política de troca de produtos e criação de um SAC para atendimento dos consumidores. Durante a reunião de início do projeto, Ivan apresenta o novo Guia PMBOk (sexta edição), uma tabela com as áreas de conhecimento de gestão de projetos (Tabela 1) e o mapa das áreas de conhecimento (Figura 2). Com estes documentos, Ivan acredita que todos podem acompanhar de forma ágil e eficiente todo o processo de abertura das novas filiais.
Tabela 1 – Tabela de processos por área de conhecimento Fonte: bit.ly/2G25B6x
Figura 1 – Mapa de processos Fonte: http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html Ivan decide contratar uma equipe especialista em gestão de projetos para ajudar nesta grande empreitada! A equipe contratada foi a sua! A partir de agora, vocês têm um grande desafio e precisam ajudar a CALCE LEVE na elaboração do planejamento deste projeto de novas filiais. Para isso, é preciso que o grupo reflita sobre os passos a seguir, visando apresentar um direcionamento para a empresa nos aspectos indicados.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
3. Elaboração de uma Produção Textual com o tema “Gestão de Projetos e
a Viabilidade Financeira de um negócio” Partindo da situação-problema supracitada, no sentido de auxiliar a empresa CALCE LEVE e a equipe de Gestão de Projetos no sentido de inaugurar três novas lojas, deverá ser elaborada uma Produção Textual, fundamentada teórica e metodologicamente, com tema “Gestão de Projetos e a Viabilidade
Financeira de um negócio”. Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o caso) e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Seu trabalho deverá conter, no mínimo 5 (cinco) e, no máximo, 10 (dez) páginas, apresentando: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, sem contar as
Referências. Em seu texto você deve procurar atender aos seguintes questionamentos:
1. GESTÃO DO ESCOPO Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um projeto. A rede de lojas CALCE LEVE ao abrir nova filiais vai recorrer a Gestão de projetos seguindo a metodologia do PMBOk. Esta metodologia prevê que um projeto tem um ciclo de vida (início planejamento execução monitoramento e controle - encerramento) e abrange 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos. Uma destas áreas é o Gerenciamento de Escopo. Nos projetos, podemos dividir o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. O escopo do produto é o que se faz no projeto para atender as necessidades do cliente, ou seja, o escopo do produto é definido como as características e funcionalidades que o produto final feito do projeto irá apresentar, tais como: definições, especificações, medidas e cores. O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto; objetivos da informação; função e desempenho; premissas e restrições. Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema. Esta decomposição pode ser aplicada em duas áreas principais: (1) Funcionalidade que precisa ser entregue e (2) Processo que será usado para entregá-la. Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração de escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador do projeto e pelo próprio gerente do projeto. Essa declaração contém os itens descritos a seguir:
DECLARAÇÃO DE ESCOPO
Descrição do escopo do produto: Características técnicas do produto a ser entregue (também chamado de entregável).
Critérios de aceitação do produto: Descrição dos controles de qualidade e condições de aceitação do cliente.
Entregas do projeto: Podem ser divididas em: primárias (produtos, serviços ou resultados contratados) e secundárias (relatórios, gráficos, manuais, desenhos homologados etc.).
Exclusões do projeto: Esclarecem o que não será entregue, pois muitas
vezes nos deparamos com o “pensei que estivesse no escopo”, e isso atrapalha muito a relação entre os stakeholders.
Restrições do projeto: São os limites que o projeto deve respeitar, tais como: normas técnicas a serem seguidas, datas-chave de entrega, legislação, orçamentos fechados etc.
Premissas do projeto: São as pré-verdades (fatores que, por incapacidade de definição, são assumidos como verdadeiros para o planejamento), ou seja, algo que eu tenho como verdade que ainda não ocorreu, por exemplo: a promessa de recursos, a participação de especialistas no projeto que ainda
não foram contratados etc. Há um ditado que diz: “A premissa é a mãe do
risco”.
Considerando a Declaração de Escopo apresentada acima, a
TAREFA de sua equipe é a elaboração de uma DECLARAÇÃO DE ESCOPO
do Projeto de Inauguração das Lojas da CALCE LEVE, que é o primeiro
passo do planejamento de um projeto.
A Declaração de Escopo que vocês vão elaborar para o projeto deve
apresentar os cinco itens (Descrição do escopo do produto, Critérios de
aceitação do produto, Entregas do projeto, Exclusões do projeto,
Restrições do projeto e Premissas do projeto), de forma detalhada.
Referências Recomendadas PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacioanl S.A., 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536517827/cfi/4!/4/4@0 .00:0.00>. Acesso em: janeiro de 2019 LIMA, Guilherme Pereira. Gestão de projetos: como estruturar logicamente as ações futuras. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2272- 7/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: janeiro de 2019. MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo: Érica, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536517827/cfi/4!/4/4@0 .00:0.00>. Acesso em: janeiro de 2019.
2. ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA José é sua equipe estão gerenciando os custos, aquisições e riscos do projeto de expansão da CALCE LEVE. O projeto de investimento em discussão é a construção de três filiais, nas cidades de Florianópolis e Londrina. A missão da equipe é analisar a viabilidade econômica financeira dos três projetos. Para financiar tais projetos, serão utilizados capitais de terceiro. Logo, a CALCE LEVE irá incorrer em despesas financeiras. Após fazer consultas e simulações em várias instituições financeiras (público e privada), a equipe de José encontrou a melhor opção de financiamento dos projetos no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Sendo assim, com base nos orçamentos de custos e aquisições dos projetos, bem como das receitas esperadas, foram elaboradas as projeções de fluxo de caixa das três filiais para um período de sete anos. Os projetos de investimentos para cada filial, podem ser visualizados a seguir:
Projeto 01: Construção de uma filial no shopping center de Florianópolis
Figura 01 - Financiamento do projeto 01
Figura 02 - Projeção de Fluxo de caixa projeto 01
Projeto 02 – Construção de uma filial no centro da cidade de Florianópolis
Figura 03 - Financiamento do projeto 02
Figura 04 - Projeção de Fluxo de Caixa Projeto 02
Projeto 03 – Construção de uma filial na cidade de Londrina
Figura 05 - Financiamento do projeto 03
Figura 06 - Projeção de Fluxo de Caixa Projeto 03
Com base nessas informações, a TAREFA da equipe deverá apontar
a viabilidade econômico-financeira dos investimentos. Assim,
considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, CALCULE
para os TRÊS PROJETOS: a) Valor Presente Líquido (VPL) b) Taxa Interna de Retorno (TIR) c) Payback Descontado
Com base nos resultados encontrados, responda a seguinte questão:
Quais projetos são viáveis? Justifique sua resposta.
Bibliografia Recomendada CAMARGO, Camila. Análise de investimento e demonstrativos financeiros. Curitiba: Ibpex, 2007. 256p. GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D. Princípios de investimentos. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2005. 456p. REBELATTO, Daisy (Org.). Projeto de investimento: com estudo de caso
completo na área de serviços. Barueri: Manole, 2004. STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 244 p.
3. GESTÃO DE CUSTOS Com o objetivo de atender a expectativa da empresa na comercialização da bolsa de couro envernizado, a CALCE LEVE adquiriu 8.000 unidades no valor total de R$ 253.920,00. As despesas provisionadas para o período estão distribuídas de acordo com a proporção em relação às receitas, que são: despesas administrativas 9%; despesas comerciais 12%; comissões 10%; tributos (ICMS, PIS, Cofins) 28,3%. A margem de lucro esperada é de 15%.
Desta forma, sua TAREFA será determinar o preço de venda da bolsa
por unidade, utilizando o mark-up multiplicador. Considerando que o preço
de mercado é R$ 120,00.
Ao final, faça uma análise entre o preço encontrado em relação ao
preço de mercado. Para elaborar o preço de venda, utilize a seguinte fórmula:
Bibliografia Recomendada PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. 2016. LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade
de Custos. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
4. ANÁLISE DE DEMANDA Uma análise de mercado não é algo simples, obrigatoriamente deve envolver uma análise da concorrência (direta e indireta) e uma análise da demanda (do consumidor).
Como os gestores da empresa “CALCE LEVE” (empresa familiar,
especializada na venda de calçados, bolsas e acessórios femininos,
masculinos e infantis) querem saber como a demanda por seus produtos
pode ser ampliada, sem precisar reduzir o preço deles, a TAREFA do grupo
é fazer um estudo sobre esta questão e apresentá-la em forma de texto. Gostaria que vocês utilizassem os conhecimentos adquiridos sobre a oferta e a demanda (podem fazer uso dos conceitos gráficos que foram expostos na aula) para apresentar uma proposta elaborada pelo grupo.
Bibliografia Recomendada: MANKIW, N, Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage, 2014. Disponível em:<
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522112739/cfi/0!/4/4@0.
00:0.00>. Acesso em 20 de agosto de 2018. (minha biblioteca). PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. Tradução: Eleutério Prado, Thelma Guimarães e Luciana do Amaral Teixeira. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. RETAMIRO, W. Microeconomia. Londrina: Distribuidora Educacional S.A., 2016.
5. GESTÃO DO TEMPO Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao TEMPO de um projeto. A rede de lojas CALCE LEVE ao abrir nova filiais vai recorrer a Gestão de Projetos seguindo a metodologia do PMBOk. Esta metodologia prevê que um projeto tem um ciclo de vida (início - planejamento - execução - monitoramento e controle - encerramento) e abrange 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos. Uma destas áreas é o Gerenciamento do Tempo (figura 1).
Figura 1 – Etapas da Gestão do Tempo O primeiro passo para se gerenciar o tempo é fazer a descrição detalhada das atividades, para então sequenciar estas atividades. O objetivo desse processo é obter um diagrama de rede completo, com todas as atividades que precisam ser realizadas e suas inter-relações, sendo mostradas em um desenho. Nesse diagrama, cada atividade é colocada em um quadro, em uma sequência lógica, onde setas mostram as relações de dependências entre elas desde o início do projeto até a sua finalização. O diagrama de rede é um roteiro que exibe como todas as atividades especificas se encaixam para cumprir o escopo do projeto. A base para um bom diagrama de rede, começa pela elaboração da lista de precedência (que vai gerar um Método do Diagrama de Procedência (MDP) ou Atividade no Nó (ANN), em que o gerente de projetos consegue atuar de modo a preparar os dados para o diagrama. Para isso, os responsáveis pelo diagrama devem fazer três perguntas para cada atividade do projeto: 1 - Quais outras atividades devem ser finalizadas antes que essa atividade possa ser iniciada? Ou seja, a finalização de uma atividade precedente e obrigatória para iniciar a próxima atividade? Por exemplo, se quisermos pintar uma parede, isso só pode ser feito após a sua construção. 2 - Quais atividades podem ser feitas ao mesmo tempo que essa atividade? Em outras palavras, ao pintar a parede, existe alguma atividade que pode ser feita simultaneamente a essa? 3 - Quais atividades não podem ser finalizadas imediatamente depois que essa atividade e finalizada? Ou seja, depois que eu pintei a parede, posso reboca-la? Fazendo essas perguntas, é possível estabelecer quatro tipos de relacionamento logico entre as atividades: a) Termino para início (TI) (a atividade predecessora deve terminar antes da sucessora); b) Início para início (II) (a atividade predecessora deve começar antes, ou junto a sucessora); c) Termino para termino (TT) (a atividade predecessora deve acabar para que a sucessora acabe); d) Início para termino (IT) (uma atividade deve começar antes que a próxima acabe).
Considerando a teoria de Gestão do Tempo apresentada acima, a
TAREFA de sua equipe é a elaboração de um DIAGRAMA DE REDE do
Projeto de Inauguração das Lojas da CALCE LEVE.
O Diagrama de Rede que vocês vão elaborar para o projeto deve ser
completo e observar os seguintes dados: (a) a duração total do projeto
(ciclo de vida) será de 8 meses; (b) o planejamento vai durar 1 mês e (c)
todas as três novas lojas precisam de reforma (adequações estruturais e
pintura) e trabalho de arquitetura.
Bibliografia Recomendada PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacioanl S.A., 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536517827/cfi/4!/4/4@0 .00:0.00>. Acesso em janeiro de 2019 LIMA, Guilherme Pereira. Gestão de projetos: como estruturar logicamente as ações futuras. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2272- 7/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em janeiro de 2019. MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo: Érica, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536517827/cfi/4!/4/4@0 .00:0.00>. Acesso em janeiro de 2019.
6. DIREITO DO CONSUMIDOR
Com base nas aulas ministradas, no material didático do curso e na
bibliografia indicada a TAREFA do grupo é a elaboração de um termo de
garantia para os produtos vendidos pela empresa, que acompanhará o
produto em sua entrega, quer seja através de um pequeno encarte ou
mesmo impresso na embalagem, no caso de calçados. Referido termo deverá estar em consonância com o Código de Defesa do Consumidor e observar os prazos que são estabelecidos no referido código, tais como o prazo de garantia do produto, o prazo para troca, o prazo para conserto e o prazo para devolução do valor pago pelo do produto, dependendo do caso prático. Também é de suma importância que conste deste termo/manual de garantia os fatos que não estão cobertos pela garantia, tais como a má utilização do produto pelo consumidor. Também deve ser citado neste termo/manual de garantia como o consumidor pode entrar em contato com a empresa para exercer os direitos previstos no CDC, ou seja, o SAC e o seu funcionamento, com número de contato, horário e dias da semana de funcionamento.

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