PORTFÓLIO DA EMPRESA DIVINO SABOR - CURSO PROCESSOS GERÊNCIAIS TEMOS A PRONTA ENTREGA A UM PREÇO BAIXO WHATSAPP 91988309316 E-MAIL: portfoliouniversitario@gmail.com

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A empresa “Divino Sabor”, fábrica de doces caseiros, está no mercado desde 1985. Nasceu bastante pequena, porém sempre primou pelo alto padrão de qualidade e a satisfação plena dos seus consumidores, sempre foi a missão principal desta empresa. Porém, mudanças no hábito de vida e consumo dos seus clientes contribuíram para que a empresa perdesse boa parte do seu mercado e consequentemente, das suas vendas e receita. A busca por qualidade de vida, saúde e bem-estar têm transformado gradativamente o comportamento do brasileiro, fato este que reflete diretamente na demanda de produtos alimentícios. Conforme pesquisa da Agência Euro monitor, divulgada em fevereiro de 2018, a venda dos produtos considerados “saudáveis” cresceu em média 18,6% ao ano desde 2015. Por consequência, a venda destes produtos rendeu às indústrias brasileiras R$ 93, 5 bilhões em 2017, o que colocou o Brasil em 5º lugar no ranking dos principais países que atuam neste setor. Deste modo, de olho nessas oportunidades e a fim de recuperar essas perdas, seus gestores decidiram por lançar um novo produto no mercado: um doce de leite que atenda os consumidores diabéticos (diet) ou que optaram por alguma dieta restritiva (light). Conscientes que esta pode ser a última chance de manter a empresa competitiva no mercado, sabem que este novo produto deve ser minuciosamente planejado antes de seu lançamento, ou seja, não há margens para erros. O processo do doce leite diet é bastante parecido com o processo do doce tradicional, porém, o grande desafio está em obter a mesma textura e sabor uma vez que há troca de vários ingredientes como, por exemplo: adição de leite em pó a fim de assegurar a mesma consistência do doce tradicional, adição de bicarbonato de sódio a fim de reduzir o amargor do adoçante e também, utilizase Sorbitol (adoçante) ao invés de açúcar. Há de se considerar que este novo produto, deverá apresentar o mesmo sabor, as mesmas características e quantidades verificadas nos produtos tradicionais.
A empresa pretende criar uma nova linha específica para a produção
deste novo produto e pretende distribuí-lo em estabelecimentos
comerciais que já revendam produtos light e dietéticos. Portanto, é este cenário que você irá atuar a fim de contribuir com sugestões e ensinamentos com o objetivo de estruturar o novo produto de maneira que ele possa ter sucesso. É importante destacar que, por desenvolvimento de produtos, entende-se o planejamento, a análise e as
verificações pertinentes aos procedimentos que garantam o nível máximo de qualidade do produto, do seu processo de fabricação, considerando todos os custos e despesas incorridos.
Agora, que você já conhece a SGA proposta: Utilize conceitos teóricos para embasar e enriquecer a proposta para o desenvolvimento do novo produto (pesquise nos materiais das disciplinas, artigos, sites, outros livros, etc.) e siga as orientações abaixo:
A) GESTÃO DA PRODUÇÃO: Com base no contexto apresentado, para que a empresa “Divino Sabor” desenvolva o novo processo de produção. Para isso, você deverá detalhar os seguintes pontos:
Sobre o projeto de desenvolvimento do produto e seus processos:
Pensando no ciclo de vida do produto, descreva os fatores a serem considerados no desenvolvimento do novo produto.
Sobre os tipos de sistemas produtivos:
Descreva qual o tipo de sistema produtivo (pela classificação de processo) seria o mais adequado para o novo produto e justifique sua escolha. Você deverá detalhar suas informações com base na tabela abaixo:
Sobre o mapeamento do processo produtivo:
Desenvolva um arranjo físico (layout) adequado para a produção dos novos produtos.
Descreva o fluxo de materiais, pessoas e papéis (informação).
Levante as necessidades do mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas.
Elabore a planta baixa (desenho do espaço físico visto de cima – comum na construção civil para o projeto/planta de residências) – Obs.: A
ferramenta ‘Paint’ do seu computador pode ser utilizada para a
elaboração da planta baixa. Responda todas as questões, descrevendo as possíveis soluções para a empresa “Divino Sabor”.
Bibliografia Recomendada: CORRÊA, Henrique; CORRÊA, Carlos. Administração da produção e
operações: manufatura e serviços, uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004. DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B. Fundamentos da
administração da produção. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2001. FERREIRA, Leonardo. Gestão da Produção. Editora e Distribuidora educacional S.A., 2016. 240 p.
B) PROCESSOS LOGÍSTICOS: A logística é o conjunto de atividades que integra, coordena e controla o fluxo físico de materiais e de informações nas fases de: compra, armazenagem, manipulação de material, movimentação, distribuição e transporte. Dentre os subprocessos se destaca a logística de suprimentos que é responsável pela entrada de todos os suprimentos, ou seja, todos os insumos necessários para atender a demanda, como por exemplo, as matérias primas, até a liberação para que possam ser efetivamente consumidos. Envolve as atividades de seleção de fornecedores, aquisição, definição dos meios de transporte, processos de armazenagem, a gestão e ainda coordena o fluxo de informações relacionadas a estes insumos. A fim de que a “Divino Sabor” não venha apresentar problemas com alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores não qualificados), cabe a você neste momento: Criar um manual que servirá para orientar o desenvolvimento, avaliação e cadastro de novos fornecedores. Isso significa dizer que nenhum fornecedor poderá trabalhar com a “Divino Sabor”, caso todos os requisitos e critérios não estejam de acordo com este manual.
Bibliografia Recomendada: FERREIRA, Leonardo, Et al. Processos logísticos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PIRES, Silvio R. I. Gestão da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2016.
C) MICROECONOMIA: Partindo do princípio de que a empresa “Divino Sabor” lançou um novo produto no mercado: um doce de leite que atenda os consumidores diabéticos (diet) ou que optaram por alguma dieta restritiva (light); os gestores querem saber: Como a demanda por seus produtos pode ser ampliada, sem precisar reduzir o preço deles? Utilize os conhecimentos adquiridos sobre a oferta e a demanda (pode fazer uso dos conceitos gráficos que foram expostos na aula) para apresentar sua proposta.
Bibliografia Recomendada: MANKIW, N, Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage, 2014. Disponível em:<
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522112739/cfi/0!/4/4@0.
00:0.00>. Acesso em 20 de agosto de 2018. (minha biblioteca). PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. Tradução: Eleutério Prado, Thelma Guimarães e Luciana do Amaral Teixeira. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. RETAMIRO, W. Microeconomia. Londrina: Distribuidora Educacional S.A., 2016.
D) SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: Já parou para analisar quais dados são necessários para se tomar uma de decisão? Além de informações externas, conforme verificado na empresa “Divino Sabor”, será que esta organização tem informações seguras para o desenvolvimento do novo produto? Desenvolva uma estratégia, planejando como os sistemas de informações devem atender uma organização que necessita ter o controle dos seus dados e informações para a tomada de decisão. Neste trabalho você deverá contemplar todas as áreas funcionais da organização, mas principalmente aquelas que atenderão nas operações de controle e avaliação das informações do setor de Desenvolvimento de produtos (conforme o cenário descrito para a empresa “Divino Sabor”). Apesar do foco neste trabalho estar na área de Produção, é necessário demonstrar a integração que deve existir com as demais áreas para que o SI fique completo, e todas as informações importantes possam estar gerenciadas. Sendo assim: Elabore um diagrama semelhante ao mostrado na figura, de acordo com o cenário da organização que está sendo proposto nesse trabalho. Deve conter a importância da integração entre os sistemas, apontando um ou mais tipos de sistemas empresariais que poderá ser adotado pela empresa.
Bibliografia Recomendada:
GORDON, Steven; GORDON, Judith. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Acesso na biblioteca virtual < https://bit.ly/2Jp8dsb > acessado em 30 jan. 2019.
O’BRIEN, James A. Administração de sistemas de informação. James A. O’Brien, George M. Marakas. 15 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Disponível em < http://bit.ly/CicloDesenv_MHisa > acesso em 30 jan. 2019.
TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8. ed. Porto Alegre. Bookman. 2013. Na biblioteca virtual < https://bit.ly/2mfFj4F > acessado em 30 jan. 2019.
E) ANÁLISE DE CUSTOS: A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde financeira da empresa, assim como o cálculo do lucro. Os gestores da empresa “Divino Sabor” estão preocupados com essas informações, pois precisam tomar algumas decisões. Nesse sentido foram retirados alguns dados da empresa em determinado período em 2018, sendo os mesmos listados a seguir: Receita total: R$ 115.000,00 Custos fixos totais: R$ 37.000,00 Custos variáveis totais: R$ 25.000,00 Despesas variáveis totais: R$ 11.000,00 Despesas fixas totais: R$ 10.000,00 Considerando as informações listadas, calcule a margem de contribuição total e o lucro do período em questão.
Bibliografia Recomendada: IUDÍCIBUS, Sérgio de; MELLO, Gilmar Ribeiro de. Análise de custos: uma abordagem quantitativa. São Paulo: Atlas, 2013. LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade
de Custos. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010. PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. 2016.
Bem, a partir deste trabalho espero que consiga mostrar todos os
processos e informações para assegurar que os recursos existentes são
suficientes para o desenvolvimento e disponibilização do novo produto.

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