PORTFÓLIO UNOPAR E DESAFIO ANHANGUERA - EMPRESA COLHEITA A PRONTA ENTREGA WHATSAPP (91)999309316 E-MAIL: PORTFOLIOUNIVERSITARIO@GMAIL.COM


Situação-problema:
A proposta dessa PTG é que você proponha ações para a reestruturação de uma
empresa de implementos agrícolas: a Colheita.
A “Colheita” é uma empresa (varejo) que vende implementos agrícolas
(colheitadeiras, tratores e outros implementos) localizada na cidade de
Guarulhos, no estado de São Paulo.
Nos últimos anos, a “Colheita” vem amargando queda nas suas vendas e seus
gestores estão preocupados com os rumos que a empresa poderá tomar, caso
intervenções efetivas não sejam realizadas para evitar as consecutivas quedas
nas vendas.
Considerem que você possui uma empresa de consultoria empresarial.... que
acaba de ser contratada pela Colheita, para que encontre soluções e formas de
resolver os problemas pelos quais ela vem passando.
Em um primeiro estudo (da sua consultoria), foi identificada a necessidade de
abertura de uma filial, em alguma outra região (cidade), onde haja uma presença
maior de potenciais clientes, uma vez que Guarulhos, de uma forma geral, possui
um perfil mais urbano. Assim, outras regiões do Brasil, outras cidades, outros
estados, podem possuir uma concentração maior de clientes com perfil agrícola
(Ex. interior do Estado de São Paulo, interior do Paraná, Mato Grosso do Sul).
Existe a necessidade de que a “Colheita” resolva os seus problemas com relação
à queda nas vendas, já que a não resolução pode acarretar diversas
consequências, tais como:
- Perda de participação de mercado para concorrência.
- Baixa capacidade de investimento (já que ocorre queda nos recursos
financeiros para investir).
- Problemas na satisfação dos colaboradores (Ex. vendedores com menos
comissões de vendas).
- Problemas para manutenção da sustentabilidade financeira.
Por isso, é preciso que a “Colheita” seja mais competitiva, segundo MAXIMIANO
(2007, p.84): “A mais competitiva é aquela que consegue transformar grande
número de pessoas em seus clientes, obter lucro e sobreviver com isso.”
Assim, é necessário que haja uma REESTRUTURAÇÃO na “Colheita” para que
suas vendas melhorem, seus processos sejam mais eficientes e para que ela
obtenha maior competitividade.
Considerando os conteúdos e as competências abordadas nas disciplinas
deste semestre do seu curso, você tem o desafio de fazer uma
reestruturação da empresa “Colheita” para que ela possa obter uma maior
competitividade diante de seu mercado. Para isso, você deve seguir as
orientações dos seus professores e realizar a produção.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
1 - Como a empresa está passando um uma reestruturação em todos os setores é fundamental desenvolver a missão, a visão e os valores que irão reger a organização. Todo o planejamento estratégico da companhia deve estar pautado na missão, na visão e nos valores organizacionais. Realizada essa etapa, o próximo passo é desenvolver a análise SWOT da empresa. Para uma boa reestruturação é fundamental conhecer os pontos fortes e fracos, identificar as forças e oportunidades, mas, também, conhecer as ameaças e fraquezas. Assim a organização saberá onde poderá investir esforços para maior competitividade.
1.1 - Para produzir a análise SWOT escolha três fatores, no mínimo, de cada
quadrante da matriz para desenvolve-la, ou seja, os fatores positivos, como
força e oportunidade terão que apresentar três elementos que geram
influência na organização. Façam isso também com os fatores negativos.
Referências: OLIVEIRA, Djalma de Pinho de. Planejamento Estratégico - ConceitosMetodologia-Práticas, 34ª edição. São Paulo : Atlas, 2018. PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
2 - Para qualquer decisão de investimento é fundamental analisar a viabilidade econômico-financeira. Assim, como os cálculos de indicadores de viabilidade, a análise macroeconômica e, principalmente, as políticas adotadas pelos agentes são de suma importância para qualquer gestor. O governo dessa economia estuda duas formas de políticas econômicas. Alguns agentes pedem para a retomada do crescimento, levantando a hipótese de uma política monetária expansionista, a qual reduziria os juros a 7 % a.a. Já a oposição, com o receio do avanço da inflação, acredita que o governo deva optar por uma política monetária contracionista, a qual elevaria a taxa de juros a 15% ao ano.
A sua consultoria deve orientar a empresa Colheita, nos dois cenários:
Cenário 1: Ocorrência de uma política monetária expansionista.
Cenário 2: Ocorrência de uma política monetária contracionista.
2.1 - Para cada um dos dois cenários devem ser informados quais seriam
os efeitos nas outras variáveis econômicas no curto prazo, tais como:
I) Quantidade de moeda; II) Taxa de juros; III) Investimentos; IV) Consumo;
V) Taxa de desemprego; VI) PIB (Produto Interno Bruto); VII) Inflação.
Referência VILGA, V. F.; SPROGIS, M. F. G. V. Macroeconomia, Distribuidora Educacional S.A, Londrina, 2015. (ISBN 978-85-8482-239-3)
3 - Agora temos mais um desafio! Toda mudança tem alguns pontos a serem alinhados. Para tal, não apenas o planejamento estratégico é essencial, mas também a negociação! Possuímos um orçamento de 10.000.000 para o projeto de expansão da empresa, através da nossa nova filial. Para a construção desta nova filial, temos o montante de R$ 4.000.000. Logo, a aquisição do terreno e construção da estrutura física não pode exceder este montante. Uma vez que, o restante do orçamento, R$ 6.000.000, estará comprometido com a compra de máquinas e equipamentos. Frente à esta situação, devemos negociar um terreno adequado para a construção e com os valores pertinentes ao orçamento, para a nova empresa iniciar suas atividades comerciais. Portanto, você possui um objetivo da negociação! A empresa está disposta a pagar até R$ 1.500.000 no terreno, deixando R$ 2.500.000 para a construção. Contudo, os terrenos escolhidos e colocados como possíveis opções estão na faixa de R$2.100.000 até R$ 2.800.000, saindo do orçamento. Apenas um dos terrenos escolhidos se aproxima do valor desejado, ofertado por R$ 1.550.000. Este terreno pertence ao Sr. Josival Pires, um negociador experiente e antigo morador de uma das regiões levantadas como possíveis locais para expansão da empresa. O Sr. Josival acredita que as pessoas não podem ser influenciadas pelas ações dos outros e valoriza mais os procedimentos e regras. Sabemos que em uma negociação devemos utilizar habilidades e comportamentos de um bom negociador, conhecer bem a outra parte e, também, os tipos psicológicos para identificar o tipo psicológico do outro.
Frente a isto, responda:
3.1 - Em qual tipo psicológico o Sr. Josival se enquadra?
3.2 - Qual seria a estratégia mais adequada para negociar o terreno, com o
tipo psicológico identificado no Sr. Josival?
3.3 - Dentre as habilidades e comportamentos dos bons negociadores
temos a habilidade de comunicação, como você a utilizaria nesta
negociação?
Referência: BOAS, Eduardo Pinto Vilas. Estratégia empresarial e negociação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
4 - Você sabe que a diretoria executiva da Colheita está estudando um projeto de investimento para a construção de uma filial. A decisão será tomada com base no projeto de viabilidade econômico. O investimento inicial no projeto de construção de uma filial está estimado em R$ 10.000.000,00. Sendo R$ 4.000.000,00 para a construção da estrutura física e R$ 6.000.000,00 para a compra de máquinas e equipamentos. Para financiar tais projetos, serão utilizados capitais de terceiro. Logo, a “Colheita” irá incorrer em despesas financeiras. Após fazer consultas e simulações em várias instituições financeiras (público e privada), a “Colheita” encontrou a melhor opção de financiamento do projeto de investimento, no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). A proposta do (BNDES) pode ser visualizado no quadro abaixo: Porém, para decidir se o investimento é viável, será necessário também analisar a conjuntura econômica e as perspectivas macroeconômicas que vão influenciar diretamente os negócios da empresa. A conjuntura econômica será analisada por meio dos possíveis cenários econômicos. Partindo da hipótese de que o governo trabalhe na vertente da política monetária, mantidas as demais políticas constantes, os gestores projetam dois possíveis cenários para os próximos anos:
Cenário I: A expectativa do mercado, para os próximos 10 anos, é que a inflação ultrapasse o teto da meta. Assim, a expectativa do mercado é que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique aumentos da taxa de juros (SELIC) com o objetivo de conter o avanço inflacionário. As projeções para os próximos anos, é de uma taxa média da SELIC em 15% a.a
Cenário II: A expectativa do mercado, para os próximos 10 anos, é que a inflação fique em patamares mais estáveis. Assim, a expectativa do mercado é que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique reduções da taxa de juros (SELIC) com o objetivo de fomentar os investimentos produtivos da economia. As projeções para os próximos anos, é de uma taxa média da SELIC em 7% a.a. Para analisar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos os gestores devem considerar os dois cenários hipotéticos, um prazo médio de 10 anos para projetar os resultados operacionais e financeiros, conforme as tabelas 01 e 02. Tabela 01: Projeção de Fluxo de Caixa – Cenário I Tabela 02: Projeção de Fluxo de Caixa – Cenário II A sua principal atividade é auxiliar a diretoria executiva a tomar uma decisão de investimento.
4.1 Assim, deverão ser calculados os Valor Presente Líquido (VPL) para
os cenários I e II, considerando o Fluxo de Caixa Líquido e a taxa de mínima
de atratividade (TMA) será igual a projeção da taxa média da SELIC de cada
cenário.
Referências: MACEDO, Joel de Jesus; CORBARI, Ely Celia. Análise de projeto e
orçamento empresarial. Curitiba: Intersaberes, 2014. (Biblioteca Virtual 3.0) FERREIRA, Paulo Vagner. Análise de cenários econômicos. Curitiba: Intersaberes, 2015. (Biblioteca Virtual 3.0) STOPATTO, Mauro. Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016 (Biblioteca Virtual 3.0)
5 - Como uma empresa do setor de varejo de máquinas agrícolas, a Colheita se depara com muitos desafios: levar ao campo a tecnologia e seus benefícios ao mesmo tempo em que mantem uma identidade regional e agrícola. Porém, com os desafios causados pela concorrência, capacidade de investimento e situação financeira atuais, a Colheita precisa urgentemente redefinir seus objetivos e planos. Uma das possibilidades para a empresa Colheita é expandir para o setor de serviços. Um de seus funcionários, Danilo, está infeliz com o cargo de vendedor que ocupa, pois ao ser questionado pelos clientes sobre a capacidade da empresa corrigir ou eliminar riscos de mau funcionamento dos equipamentos que vende, ele precisa entregar o contato da oficina. A empresa Colheita não oferece serviços de manutenção ou reparação das próprias máquinas! Por não oferecer esse benefício aos clientes, Danilo tem perdido vendas, o que impacta diretamente em sua comissão e sua satisfação com a Colheita no fim do mês.
Nesse contexto:
5.1 - Como a empresa poderia, por meio do processo de reengenharia,
desenvolver esse novo serviço, requisitado pelos clientes de Danilo?
5.2 - Quais as etapas de reengenharia e como o serviço poderia ser
desenvolvido em cada etapa?
5.3 - O benchmarking seria uma tecnologia de gestão possível de ser
aproveitada para a reengenharia da Colheita?
5.4 - Como a empresa poderia realizar sua gestão de capital humano e
intelectual de forma que seus vendedores não se sentissem infelizes? O
Empowerment poderia ser colocado em prática pela organização?

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